CULTURA

Encontro no Crea celebra conexão Alagoas/Minas Gerais nas artes

Evento celebrará conexão Alagoas/Minas Gerais na Fotografia, Literatura e nas Histórias Visuais
Por Assessoria 26/07/2017 - 16:19

ACESSIBILIDADE

Assessoria/Divulgação
Assessoria/Divulgação

Uma conexão Alagoas/Minas Gerais para celebrar a Fotografia, as Histórias Visuais e a troca de experiências entre mineiros e alagoanos. Essa é a proposta do encontro marcado para essa quinta-feira, em Maceió, que contará com a presença do coletivo mineiro NITRO, representado pelo escritor e roteirista Gustavo Nolasco. Promovido pelo grupo Fotografe Massayó, o bate-papo acontecerá no auditório do CREA (Rua Dr. Osvaldo Sarmento, 22 – Farol), a partir das 19 horas. A entrada simbólica é a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis para o programa “Sertão Vivo”.

A NITRO é um dos mais importantes coletivos brasileiros de Histórias Visuais. Formado por quatro fotógrafos (Bruno Magalhães, João Marcos Rosa, Leo Drumond e Marcus Desimoni), além de Gustavo Nolasco, o grupo completará 15 anos de estrada em 2018. Nessa longa jornada, migrou de uma agência clássica de Fotografia para encontrar um estilo próprio, onde tenta romper e experimentar todas as linguagens (Fotografia, Audiovisual, Literatura e Contação de Histórias) para construir histórias visuais de um Brasil contemporâneo.

Gustavo Nolasco é natural de Mariana/MG, cidade onde aconteceu o maior crime ambiental da história do Brasil, o rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Lá, ele foi um dos criadores do jornal A Sirene, publicação que dá voz aos atingidos pela barragem.

Sua história com Alagoas é de amor incondicional. Já percorreu todo o estado, principalmente, o sertão e a margem do rio São Francisco. Em seu livro Os Chicos (2011), relata a história de ribeirinhos chamados Francisco ou Francisca, muitos deles personagens alagoanos de Delmiro Gouveia, Piranhas, Penedo e Piaçabuçu.

No audiovisual já escreveu e codirigiu inúmeros curtas-metragens, o mais recente, “Eterno  | Um capítulo incontestável”, fala de sua maior paixão: o futebol  e mais especificamente, o time do Cruzeiro.

A ideia de promover esse intercâmbio Alagoas/Minas Gerais surgiu em 2016, quando Gustavo Nolasco conheceu o fotógrafo alagoano Thiago Sobral durante um workshop da agência Magnum, em Ouro Preto/MG. Em seguida, eles voltaram a se reunir durante um festival realizado em Mariana/MG, onde outros profissionais de Alagoas também estiveram.

O evento tem o apoio da escola Criattiva, do CREA-AL e da ARFOC-AL.

Mais informações: Thiago Sobral (82-99623-2883)


Encontrou algum erro? Entre em contato